top of page

ANIMAÇÕES INDÍGENAS
PARA O PÚBLICO INFANTO-JUVENIL

Os vídeos são uma ótima ferramenta pedagógica que pode ser usada para complementar e enriquecer o processo de aprendizagem dos alunos. Eles podem ser usados ​​para apresentar informações de uma forma mais visual e atraente, além de ajudar a manter o interesse dos alunos e aumentar a motivação.
Quando se trata da temática indígena, os vídeos podem ser utilizados como:
introdução de tópicos, como reforço do aprendizado ou como estímulo à reflexão.
Segue a lista que preparamos carinhosamente para você e seus alunos:

Design sem nome (6).png
lembrando que....png

A seleção feita pela UNESCO

A Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) organizou um Festival de Cinema Indígena Online para difundir a produção audiovisual produzida por indígenas e que abordavam a diversidade cultural dos povos originários.
O evento disponibilizo 82 filmes – entre longas-metragens e curtas – de diversos países, com maior foco em países da América Latina e Caribe.

Se os seus alunos não tiverem problemas em leitura de legendas, essa é uma escolha certeira! Principalmente se sua disciplina tiver relação com ensino de espanhol.

Irmão Urso 

"Irmão Urso" é um filme de animação da Disney lançado em 2003. A história se passa em um ambiente de floresta, onde o jovem Kenai, um nativo americano, é transformado em um urso como resultado de uma maldição que ele lançou contra o animal que matou seu irmão.

 Mitos Indígenas em Travessia 

Essa animação conta história baseada na tradição dos povos AFUKURI e KADIWÉU, das aldeias ALDEIA SÃO JÕAO-JAVAÉ, ALDEIA SÃO JOÃO - KADIWÉU,
Caso os seus alunos sejam de fundamental 2, eles já é possível trazer discussões mais elaboradas acerca da figura do indígena apresentada nessa animação e também conversar acerca de quem é o patrocinador deste filme: ENERGISA. Uma companhia gigantesca financiando através da lei de incentivo a cultura para isenção de impostos.
Você pode conversar com seus alunos acerca do impacto dessas grandes empresas nas terras indígenas.

A FESTA DOS ENCANTADOS

A festa dos encantados narra a saga de um indígena Guajajara que, procurando pelo irmão perdido, encontrou um mundo subterrâneo habitado por seres encantados e ali permaneceu até aprender todos os rituais e cânticos de várias celebrações. Com saudades da família, ele volta para seu povo e passa a contar sua história e a ensinar em sua aldeia tudo o que havia aprendido com aqueles seres.

A CRIAÇÃO DO UNIVERSO

O texto e narração foi feito por Kaká Werá - presente no livro "O mito tupi-guarani da criação" A trilha sonora foi realizada pela Orquestra Sinfo Picollo Alemanha.

A SERPENTE E A CANOA

Esses vídeos são mais densos em nível de complexidade. É possivel apresentá-lo para fundamental 2 em diante, embora sejam camadas mais profundas de acesso imediato.
Eu, como educadora, ainda não tentei fazer com as crianças. Mas você pode tentar. Se o fizer, me conta como foi?

Viajamos por teorias científicas contemporâneas e memórias das culturas ancestrais. O fio condutor deste episódio costura duas narrativas: a da canoa cobra, memória originária de povos rio negrinos, e a serpente cósmica, presente em mitos de origem de diferentes culturas, vista como a dupla hélice do DNA, código de memória presente em tudo que é vivo. A viagem percorre uma sequência que entrelaça saberes indígenas e hipóteses científicas sobre o surgimento da Vida.

A FORÇA DA FLORESTA

Uma breve, imersiva e sonora provocação do povo YAWANAWÁ para todas as pessoas do mundo.

AMAZÔNIA SEM GARIMPO

Esta animação é muito importante para educação ambiental e excelente para iniciar um debate sobre os impactos da mineração para a natureza, seja para humanos, para a flora e para a fauna.
é parte integrante do projeto de pesquisa "Impactos do Mercúrio em Áreas Protegidas e Povos da Floresta na Amazônia: Uma Abordagem Integrada Saúde e Ambiente""

CAMINHO DOS GIGANTES

Em meio a uma floresta de árvores gigantes, a pequena Oquirá vai desafiar o seu destino e aprender sobre o ciclo da vida. Caminho dos Gigantes explora as forças da natureza e a conexão dos indivíduos com a terra e os seus elementos.

A HISTÓRIA DO CIPÓ

"Awara Nane Putane – Uma história do Cipó" é um curta-metragem em animação que conta o mito de origem do uso tradicional da Ayahuasca, na versão da etnia Yawanawa, que vive no coração da floresta amazônica, nas margens do Rio Gregório, no Estado do Acre. O curta é todo falado em idioma Yawanawa, povo que pertence ao tronco linguístico Pano.

Acesse outras produções feitas por pessoas indígenas

E ai? Gostou?

Gostou da lista? Então compartilhe com outros educadores e outras educadoras e vamos ampliar a potência das nossas vozes indígenas!

YNATEKIÉ! (Muito obrigada na língua Kariri)
bottom of page